Ex-Secretária de meio ambiente Salete Cunha se posiciona sobre questões ambientais e sobre a questão do lixão.
Salete Cunha quando secretária do meio ambiente no Município de Barreirinhas, recebeu a visita de vários moradores das redondezas do antigo lixão, na época, as pessoas procuraram a ex-secretária para pedir ajuda, os moradores alegavam que já não aguentavam mais a fumaça e o mal cheiro, que as pessoas, principalmente idosos e crianças estavam ficando doentes.
Salete Cunha começou uma luta incansável para que pudesse ser implantada uma usina de carbonização, a tão sonhada usina que não iria poluir os lençóis freáticos. A idéia seria que com a usina nenhum lixo iria para o chão ou trazer algum problema pra população. A verdade é que ela nunca teve proposta pra fazer um novo lixão, até mesmo porque lixão ao céu aberto é algo proibido no país.
Aterro sanitário não pode ser implantado em Barreirinhas. Salete Cunha quando esteve como secretária foi em busca dessa alternativa, mesmo que fosse proibido pelo fato de Barreirinhas ser um Município , e uma APA ( Área de Proteção Ambiental) então o aterro sanitário seria algo fora de questão. Mais a proposta de Salete, era que enquanto a usina não fosse implantada, o lixo fosse para Titara em Rosário, onde tem um aterro sanitário.
Salete Cunha quando secretária, precisou da ajuda dos Vereadores para resolver a situação do lixão, principalmente do Vereador do povoado Sobradinho, ajuda essa que não chegou. O Vereador Daniel Júnior que é Vereador do povoado Sobradinho na época não se manifestou para ajudar Salete.
O Vereador Daniel Júnior depois que se revoltou contra o atual Governo Municipal, resolveu gravar um vídeo no meio do lixão para denunciar a atual gestão. Na época em que Salete era secretária, o então Vereador escolheu não ajudar, e agora, somente agora, o Vereador Daniel Junior decidiu reconhecer que o lixão é um impacto negativo , Isso é politicagem.
“Sou sim defensora do meio ambiente. Sou defensora das Chapadas com muito orgulho, essa foi uma das maiores causas que eu defendi enquanto fui Vereadora, e continuarei a defender, porque isso está no meu sangue, eu sempre vou defender o nosso maior patrimônio que é o meio ambiente”. Disse Salete Cunha.