Metanol: “Evitar o consumo de bebidas destiladas, especialmente as incolores”, recomenda Brandão

SÃO LUÍS – “A recomendação é evitar o consumo de bebidas destiladas, especialmente as incolores, diante dos casos de intoxicação por metanol”, escreveu o governador do Maranhão, Carlos Brandão, em postagem em redes sociais no fim da noite dessa quinta-feira (2).
Na publicação, o governador diz também que o metanol é uma “substância que tem provocado mortes no país”. Ele faz um apelo: “Peço que acompanhem todas as orientações e adotem os cuidados necessários, para prevenir novos casos”.

59 notificações relacionadas à intoxicação por metanol no Brasil
A nota divulgada por Brandão veio após uma coletiva do ministro da Saúde Alexandre Padilha em que informou que o Brasil registra 59 notificações relacionadas à intoxicação por metanol. Esses dados foram atualizados na tarde dessa quinta-feira (2). Dessas 59, 11 já têm a detecção laboratorial da presença do metanol.
Em relação aos estados dos registros, o ministro informou que:
- 53 são de São Paulo;
- 5 são de Pernambuco;
- 1 é do Distrito Federal.
Padilha ainda disse que foi estabelecido um estoque de etanol farmacêutico nos hospitais universitários federais e a compra de 4.300 ampolas para que elas estejam disponíveis para qualquer centro de referência ou unidade de saúde que não tenha.

Por Imirante.