Concursos e SeletivosDestaques

7 dicas para melhorar o desempenho em concursos

Se você tem a pretensão de elaborar um plano de carreira e buscar a estabilidade que sempre procurou em órgãos governamentais, então está mais do que na hora de aplicar em sua vida algumas dicas para concurso público.

Todavia, ao correr atrás da aprovação, tenha a consciência que precisará abrir mão de algumas coisas da sua rotina e entender que, mesmo com foco e um ritmo de estudos regulado, nem sempre é possível alcançar o cargo de primeira. Porém, trouxemos dicas sensacionais que podem contribuir bastante para o seu desempenho. Confira!

  1. Pesquise sobre o que lhe agrada

Um dos primeiros passos para se preparar com antecedência para as provas de concurso público é saber exatamente o caminho que deseja percorrer. Ter a noção da área já adianta muito o seu ciclo de estudos e faz com que perceba o que será preciso para conquistar esse objetivo.

Você vai observar que existem várias profissões que estão em alta no mercado e, por isso, vale a pena escolher aquela que combine mais com o seu perfil e competência.

  1. Veja regras da banca

Não basta apenas se inscrever em um concurso, você precisa pesquisar o máximo possível a respeito da banca organizadora da prova, principalmente para identificar o nível de exigência dela. Esse tipo de informação contribui bastante para a sua rotina de estudos e deixa você mais perto de conseguir a tão sonhada estabilidade financeira. Avalie o tipo de concurso que deseja, estude o edital de ponta a ponta e veja provas antigas da banca responsável pela prova. A banca Cespe, por exemplo, costuma ser mais rígida, tendo em vista que cada erro elimina um acerto e isso pode tirar a concentração de qualquer estudante que não estiver preparado suficiente.

Avalie o tipo de concurso que deseja, estude o edital de ponta a ponta e veja provas antigas da banca responsável pela prova. A banca Cespe, por exemplo, costuma ser mais rígida, tendo em vista que cada erro elimina um acerto e isso pode tirar a concentração de qualquer estudante que não estiver preparado suficiente.

  1. Elabore um plano de estudos

Tendo em vista que você já sabe exatamente o que quer e já deu uma boa olhada no edital do concurso, então é chegada a hora de organizar o seu ciclo de aprendizagem. As técnicas de estudo usadas podem variar bastante dependendo do tempo que tem disponível e da distância para o dia do exame. Foque nas matérias que tem mais dificuldade e arrume um jeito de entender o conteúdo de forma simplificada.

  1. Um ambiente de concentração

Embora as novas tecnologias sejam bem interessantes e dê aquela vontade de mexer no celular durante o estudo, você precisa se controlar e focar nos seus interesses. A preparação do ambiente de estudo é uma das dicas para concurso público que você deve ter mais atenção, afinal, é necessário driblar as distrações ao máximo. Da mesma forma, preocupe-se em ficar em um local que seja arejado, tenha uma boa iluminação e o conforto necessário para que consiga se concentrar de verdade. Caso você se disperse com facilidade em casa, procure um ambiente silencioso e que contenha todos os recursos que precisa para se aprofundar nos livros e apostilas.

  1. Estabeleça algumas pausas

Mesmo que a banca organizadora seja bem exigente, você não vai aguentar ficar 24 horas em frente um computador ou lendo as apostilas, não é verdade? As pausas são primordiais para você não apenas ter aquele momento de mexer nas redes sociais e relaxar, mas absorver o que foi aprendido e oxigenar o cérebro para que o conteúdo faça sentido. Intercale momentos de foco intenso no estudo e pausas curtas e longas, pois assim fica mais simples de compreender as matérias e ainda ter um pouco de descanso. Por mais que seja dura a vida de concurseiro, com uma boa organização dos métodos de ensino, seus momentos de lazer podem ser preservados e, se tudo ocorrer bem, pode até sobrar um tempo para se reunir com os amigos.

  1. Cuide da sua saúde

Talvez você não saiba, mas estudar exige tanto do nosso corpo quanto a prática de esportes, por isso é de suma importância investir em uma boa alimentação e na ingestão de líquidos frequentemente. Cuidar do organismo ajuda a raciocinar melhor, evitar problemas sérios e ainda alcançar um envelhecimento saudável daqui a alguns anos. Se possível, medite antes de começar a sua rotina de estudo, para que você consiga concentrar as suas energias e ter um desempenho mais eficiente. Além disso, não desperdice suas noites de sono, pois dormir bem é essencial para contribuir com o funcionamento das células.

  1. Resolva exercícios de fixação

Muito além de se preocupar com toda a parte teórica do Direito Administrativo, Direito Constitucional, Língua Portuguesa, Matemática e demais matérias, você precisa resolver o máximo de exercícios. Talvez você não tenha percebido, mas pode acontecer de um estilo de pergunta se repetir em algumas provas e isso render pontos preciosos para sua aprovação.

Sendo assim, para se dar bem nos estudos, busque resoluções comentadas dos exercícios, faça questões em períodos alternados de tempo e simule as condições de uma prova, pois elas darão a expertise que precisa para tirar uma boa nota. Ao final de cada estudo, mensure os resultados obtidos e compare o seu desempenho.

Fonte

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo