Falta de bolsas de sangue no Hospital de Base é fake news
Iges-DF desmente notícia de que estaria faltando o insumo por causa de queda de energia elétrica ocorrida em setembro
“Não há escassez, não há desabastecimento e não está faltando bolsa de sangue nas sete unidades administradas pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF), inclusive no Hospital de Base.” É o que diz nota divulgada, nesta quarta-feira (6), pela direção do Iges-DF, em resposta a informações de que estaria faltando bolsas de sangue no Hospital de Base, administrado pela instituição.
“Notícias sobre suposta falta desse insumo são apenas fake news com o propósito de tentar desacreditar e desqualificar o sistema de saúde pública do Distrito Federal, um dos melhores do Brasil”, diz a nota, emitida após alguns veículos de comunicação divulgarem a informação de que o HB estaria sem sangue suficiente para atender aos pacientes.
Leia também:
- TCE-MA inspeciona folha de pagamento da Prefeitura de Raposa
- Homem leva mãe de 97 anos já morta à sede do MPF em São Luís em busca de atendimento; Polícia Civil investiga o caso
- Preso faccionado envolvido em duplo homicídio na Areinha; crime aconteceu após ataque no Bairro de Fátima
- Chacina no povoado Massalina, em Humberto de Campos, deixou três mortos e dois feridos.
- Dia da Consciência Negra, na quarta-feira (20), é feriado?
A propagação dessa falsa notícia deve-se, segundo o Iges-DF, a um incidente ocorrido em setembro, quando uma queda no fornecimento de energia elétrica interrompeu o funcionamento do freezer onde ficam armazenadas as bolsas de sangue do HB. “Foi um problema pontual e breve, mas que acabou inutilizando várias bolsas”, lembrou a chefe do Serviço de Hematologia e Hemoterapia do HB, Miriam Daisy Calmon Scaggion.
Mas o problema foi logo detectado pela direção do hospital, que comunicou a perda à Fundação Hemocentro de Brasília. A FHB, em pouco tempo, repôs o estoque inutilizado. Segundo a direção do HB, nenhum paciente deixou de receber sangue por causa daquele incidente.
Mas o episódio serviu para alertar a população que é preciso recuperar o estoque do banco de sangue da Fundação Hemocentro de Brasília. Por causa da pandemia, desde o final do ano passado o número de doadores vem diminuindo, caindo para 150 doações em média por dia, quando o ideal são 170 a 200 doações diariamente.
Para ajudar a recompor e manter o estoque sempre bem abastecido, pelo segundo ano consecutivo o Iges-DF realizou, na semana passada, campanha de doação de sangue dos colaboradores para o Hemocentro.
*Com informações do Iges-DF