Maranhão vai receber brigadas federais e profissionais para atuar no combate a incêndios
As equipes federais vão atuar nos municípios de Amarante do Maranhão, Montes Altos, Buriticupu, Fernando Falcão, Bom Jardim e Grajaú.
O Maranhão vai receber o apoio de brigadas federais temporárias para a prevenção e o combate aos incêndios florestais no estado.
As equipes serão contratadas pelo Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) e vão atuar em seis municípios maranhenses.
Além do Maranhão, municípios de mais 18 estados deverão receber as equipes de prevenção a incêndios florestais.
A contratação das brigadas federais foi oficializada por meio de portaria do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Equipes
No Maranhão, serão contemplados os municípios: Amarante do Maranhão, que vai receber cinco equipes; Montes Altos, Buriticupu e Fernando Falcão, que receberão duas brigadas cada.
Os quatro municípios receberão equipes contendo um chefe, dois chefes de esquadrão e 12 brigadistas.
Além disso, outros dois municípios maranhenses receberão brigadas federais com uma estrutura contendo mais profissionais.
A cidade de Bom Jardim será contemplada por uma equipe contendo um brigadista chefe, três chefes de esquadrão e dezoito brigadistas.
Já o município de Grajaú vai receber uma brigada com a estrutura de um chefe de brigada, quatro chefes de esquadrão e vinte quatro brigadistas.
Profissionais
Além das brigadas de combate direto ao fogo, o Maranhão deve receber profissionais de “queima prescrita”, uma técnica de manejo para conter o avanço de incêndios florestais durante períodos de seca.
O Governo Federal autorizou a contratação de 20 profissionais, que vão atuar no apoio às Coordenações Estaduais do Prevfogo no estado.