Pescador maranhense desaparecido teria ficado preso em cabine; família pede reforço nas buscas
Familiares do pescador desaparecido acompanham as buscas e pedem reforço na operação, como o envio de mergulhadores e aeronaves.

RAPOSA – Continuam as buscas pelo pescador maranhense James Vinius Moraes, de 39 anos, desaparecido desde domingo (8) após o naufrágio de uma embarcação pesqueira em alto-mar, na costa de Salinópolis, no nordeste do Pará. O pescador teria ficado preso na cabine do barco no momento em que a embarcação afundou, a cerca de 126 km da costa, segundo testemunhas.
Família de pescador desaparecido pede reforço
Até o momento, o pescador James Moraes não foi localizado. Familiares do pescador acompanham as buscas e pedem reforço na operação, como o envio de mergulhadores e aeronaves.
Até o momento, o pescador James Moraes não foi localizado. Familiares do pescador acompanham as buscas e pedem reforço na operação, como o envio de mergulhadores e aeronaves.
Operação mobiliza Marinha e pescadores
Desde a manhã de segunda-feira (9), o Centro Regional de Coordenação de Busca e Salvamento da Marinha do Brasil (Salvamar Norte) coordena as operações. O Navio-Patrulha “Bracuí”, subordinado ao Comando do 4º Distrito Naval, partiu de Belém para atuar na área.
A Marinha também acionou o plano de auxílio mútuo, solicitando apoio de embarcações que operam nas proximidades.
Além da atuação oficial, pelo menos 11 embarcações pesqueiras realizam buscas voluntárias em alto-mar. Imagens feitas por tripulantes mostram o esforço conjunto, apesar das dificuldades provocadas pela profundidade e pelas condições adversas do mar aberto.
Barco naufragou no Pará e saiu de Raposa (MA)
O acidente ocorreu por volta das 22h, a cerca de 126 quilômetros da costa. A embarcação, de fibra de vidro, era registrada em Raposa (MA) e vinculada à Cooperativa de Pesca do Maranhão (Copama). Segundo relatos de testemunhas, James estaria na cabine no momento do naufrágio e não conseguiu sair a tempo.
Cinco tripulantes foram resgatados com vida por outros barcos pesqueiros que navegavam na região e passam bem.
Como ajudar com informações
A Marinha do Brasil disponibiliza o telefone 185, do Disque Emergências Marítimas e Fluviais, e o número (91) 98266-0289 (via aplicativo de mensagens) para receber informações que possam auxiliar nas buscas.
Por Imirante .





