Prefeito de Matões se complica durante discurso ao afirmar que recebeu R$ 110 milhões de emendas
Em um pronunciamento público recente, o prefeito de Matões, Ferdinando Coutinho, gerou polêmica e questionamentos ao afirmar que o município recebeu verbas que somam R$ 110 milhões por meio de emendas parlamentares do deputado Juscelino Filho. No entanto, a falta de obras concluídas com esses recursos levanta suspeitas de possíveis desvios financeiros.
Durante seu discurso, o prefeito Coutinho mencionou ter recebido duas emendas do deputado Juscelino Filho, uma no valor de 80 milhões de reais e outra de 30 milhões.
Contraditoriamente, conforme o ex-deputado e atual Secretário de Articulação Política do Estado, Rubens Pereira, em um vídeo publicado nas redes sociais, não há obras inauguradas no município com esses recursos.
“Quero me dirigir aos órgãos de controle do meu país, do meu estado e do meu município,” declarou Rubens Pereira. “Ouvi um depoimento, um discurso do senhor prefeito municipal de Matões, dizendo que recebeu de emendas parlamentares do deputado Juscelino Filho dois valores, um de 80 milhões e outro de 30 milhões. E eu quero aqui dizer que no município de Matões não existe uma obra inaugurada com esses recursos”, destacou.
“Eu desafio o deputado Juscelino Filho a ter participado de uma inauguração proveniente de recursos dessas suas emendas, porque ou o dinheiro está na conta ou o dinheiro foi desviado,” afirmou Rubens.
Diante da gravidade das declarações, pedidos de investigação foram direcionados à Polícia Federal, à Controladoria-Geral da União (CGU), ao Ministério Público estadual e federal, e ao Tribunal de Contas.
A repercussão do discurso do prefeito Ferdinando Coutinho sublinha a necessidade de transparência e responsabilidade no uso das verbas públicas.