Deputada Iracema Vale é reeleita presidente da Assembleia Legislativa do MA
Votação do segundo turno durou mais de uma hora e, mais uma vez, terminou em empate. Presidente foi reconduzida ao cargo por critério de idade.
Após votação em segundo turno na Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA), a deputada Iracema vale foi reeleita à presidência mesmo após dois empates seguidos.
O Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Maranhão determina, no Artigo 8º, Inciso VI, que, em caso de empate, o candidato mais idoso será eleito.
A votação durou cerca de uma hora novamente cada candidato recebeu 21 votos.
O primeiro turno da eleição ocorreu na manhã desta quarta-feira (13) durante Sessão Preparatória e teve votação secreta e terminou empate. 21 votos para Iracema Vale e 21 para Othelino Neto. O decano da Casa, ex-presidente Arnaldo Melo (PP), foi quem conduziu o processo. Ele explicou as regras para a manutenção da lisura do pleito e abriu a votação em ordem alfabética. Aluízio Santos (PL) foi o primeiro a votar. Wellington do Curso (Novo) foi último.
A votação ocorreu por meio de cédula, depositada em urna única, que estava lacrada durante o pleito.
IRACEMA VALE
Iracema Cristina Vale Lima nasceu na capital São Luís, em 18 de junho de 1968. É enfermeira e funcionária pública federal. Filha do taxista João Ivo Vale e da professora Francisca das Graças Lima Vale.
Iracema está na política partidária há três décadas. É casada com Herlon Costa e mãe de dois filhos: Marcos Vinícius e Herlon Júnior. Filiada ao PSB, foi eleita deputada estadual no pleito de 2022, sendo a parlamentar mais votada do Maranhão com 104.729 votos.
Sua primeira eleição para um cargo eletivo foi em 2000, quando conquistou uma vaga de vereadora no município de Urbano Santos. Em 2004, foi reeleita para novo mandato no Legislativo Municipal. Em 2012, foi eleita prefeita de Urbano Santos, sendo reeleita no pleito de 2016.
Nos dois mandatos, desenvolveu diversos projetos que impulsionaram o desenvolvimento do município, beneficiando setores como a Agricultura Familiar, gerando emprego e renda para a comunidade. Suas ações lhe renderam três premiações de Prefeita Empreendedora, concedidos pelo Sebrae.
Como gestora, construiu estradas, abrindo canais de acesso para cidades vizinhas e povoados adjacentes. Na Cultura, apoiou grupos de manifestações folclóricas. Criou também as secretarias de Emprego e Renda e da Mulher.
Na área da educação, recuperou e construiu mais de 40 escolas, erradicou barracões usados como unidades de ensino, incentivou o esporte com a construção de quadras poliesportivas.