Morre Preta Gil aos 50 anos, após luta contra câncer no intestino

BRASIL – A cantora, empresária e apresentadora Preta Gil morreu neste domingo (20), aos 50 anos, após complicações em decorrência de um câncer no intestino. A cantora estava em Nova York em tratamento contra um câncer colorretal, diagnosticado em janeiro de 2023.
Após iniciar um tratamento no Brasil com quimioterapia e radioterapia, e uma cirurgia para remoção de tumores em agosto de 2024, o câncer voltou em outras regiões do corpo. A artista continuou seu tratamento contra o câncer nos Estados Unidos, com foco em terapias experimentais.
Filha de Gilberto Gil, sobrinha de Caetano Veloso, afilhada de Gal Costa, Preta Gil deixou a carreira de produtora e publicitária e decidiu optar pela carreira de cantora aos 29 anos, quando lançou seu primeiro álbum.
“Eu lembro que fui mostrar para o meu pai e ele falou: ‘Desnecessário, Preta’. Aquilo foi uma confusão na minha cabeça. Mas meu pai é um sábio. Ele sabia exatamente o que eu ia passar depois. Eu lancei o disco achando que estava abafando, mas veio uma enxurrada de muitas críticas na época. De muito conservadorismo”, contou Preta em entrevista a Pedro Bial.