Justiça

Agricultores da Comunidade Jussaral em Urbano Santos, tem suas terras Invadidas para Plantação de soja e eucalipto.

Nesta terça feira(18/06/2024), houve um conflito grave envolvendo a comunidade tradicional Jussaral em Urbano Santos, Maranhão. A situação descrita reflete um cenário onde trabalhadores rurais foram violentamente impactados pela ação de jagunços e tratores supostamente a serviço de interesses ligados ao agronegócio de soja e eucalipto no Rio Grande do Sul. A decisão judicial mencionada emitida, é citada como tendo contribuído para essa situação ao desrespeitar direitos possessórios dos agricultores familiares, cuja comunidade existe há mais de um século.

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (FETAEMA) e o sindicato local estão apoiando as famílias afetadas tanto politicamente quanto juridicamente. A esperança é que uma resolução efetiva seja alcançada para restaurar os direitos dos agricultores familiares e impedir mais violência no campo.

A descrição do desespero das famílias, com mães se ajoelhando e fazendo orações por suas terras e sustento, destaca a angústia profunda que essa situação causou. É um lembrete contundente dos desafios enfrentados pelas comunidades rurais quando confrontadas com interesses econômicos poderosos e decisões judiciais que parecem desconsiderar seu histórico e seus direitos.

Assista o Vídeo A seguir:

Esses eventos ressaltam a complexidade e sensibilidade das questões agrárias e de posse de terra no Brasil, especialmente em regiões onde conflitos por terra e desenvolvimento agroindustrial são frequentes.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo