Política

Em ato de posse, Iracema destaca história da mulher na Assembleia Legislativa

Iracema Vale foi reconduzida à presidência da Assembleia Legislativa em solenidade realizada na manhã deste sábado (1). Nova Mesa tomou posse.

SÃO LUÍS – Ao ser reconduzida para a presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão, a deputada estadual Iracema Vale (PSB) destacou a trajetória da mulher na política do estado e na história do Legislativo Estadual.

O ato de recondução ocorreu durante a posse da nova Mesa Diretora da Casa, que ficou com a seguinte composição: Iracema Vale, Presidente; Antônio Pereira (PSB) Primeiro Vice-presidente; Fabiana Vilar (PL) no cargo de Segundo Vice-presidente; Hemetério Weba (PP), Terceiro Vice-presidente; e Andreia Rezende (PSB) Quarto Vice-Presidente. Davi Brandão (PSB), na função de Primeiro Secretário; Glalbert Cutrim (PDT) como Segundo Secretário; Osmar Filho (PDT) no cargo de Terceiro Secretário e Guilherme Paz (PRD) como Quarto Secretário.

A solenidade foi realizada na manhã deste sábado (1) no Plenário da Assembleia Legislativa. O deputado Arnaldo Melo (PP), decano da Casa, foi quem conduziu os trabalhos. O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Froz Sobrinho; o secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira; representantes do Ministério Público, da Justiça do Trabalho, e diversas outras autoridades compareceram ao ato. 

Discurso

Ao discursar na tribuna da Casa, Iracema Vale cumprimentou os presentes, homenageou a sua família e fez uma abordagem histórica sobre a participação feminina no Legislativo Estadual.

Vale lembrou que em 190 anos de existência da Assembleia Legislativa, ela se tornou a primeira mulher a comandar a Casa. Destacou também que durante toda a história política do legislativo, cerca de 50 mulheres, apenas, conseguiram exercer mandato de deputada estadual, enquanto mais de 500 homens foram eleitos para o posto. 

“Porém, ser a primeira mulher e liderar esta Casa, é um marco de grande relevância. E estar aqui não é apenas uma conquista minha, mas de todas nós mulheres. A primeira mulher eleita dessa Casa, foi quando a Casa fez 100 anos de Assembleia, Zuleide Bogéa. E só depois de 190 anos nós temos a primeira mulher a subir para a presidência da Casa pela segunda vez. É muito tempo e muito trabalho que nós mulheres temos que fazer para conquistar cada vez mais os nossos espaços”, disse.

E completou: Nessa 20ª legislatura tenho a honra de dividir este Plenário com a maior bancada feminina que esta Casa já teve, e quero destacar que a Mesa Diretora desse biênio traz mais mulheres atuando. Juntas somos 12 mulheres fortes destemidas e comprometidas com suas regiões. E trabalhamos para garantir que a presença feminina na política seja cada vez mais natural e acima de tudo, respeitada”.

Iracema também destacou a parceria política com o governador Carlos Brandão (PSB), listou algumas ações de governo, falou de forma positiva de indicadores alcançados pelo estado e ponderou que, independentemente da aliança com o chefe do Executivo, a Assembleia permanece como uma Casa independente.

Dra. Vivianne assume a Procuradoria da Mulher

A deputada Dra. Vivianne (PDT) é a nova procuradora da Mulher da Assembleia Legislativa do Maranhão. Ela foi eleita, por unanimidade, em 11 de julho de 2023, e tomou posse neste sábado (1), em sessão solene realizada no Plenário Nagib Haickel, para o biênio 2025/2027, sucedendo a deputada Daniela (PSB).

A nova procuradora da Mulher foi empossada pela presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB), reconduzida ao cargo na eleição da nova Mesa Diretora realizada em 13 de novembro de 2024.

Dra. Vivianne sucede as deputadas Valéria Macedo (2017/2019), a primeira a ocupar o cargo de Procuradora da Mulher na Assembleia, Helena Duailibe (2019/2020) e Daniela (2021/2023).

A nova procuradora da Mulher disse que vai ter uma atuação forte no trabalho de apoiar e incentivar a participação da mulher na política.

“Temos a maior bancada feminina da história e a primeira mulher eleita e reeleita para presidir o Parlamento Estadual, mas precisamos de muito mais representação na política. Por isso, enfatizo sempre que, quando somente uma mulher entra na política, muda a mulher. Mas quando várias mulheres entram na política, pudemos mudar a política. É com esse foco que vamos conduzir nosso trabalho”, enfatizou.

Em seu pronunciamento, a chefe do Parlamento Estadual destacou a importância da Procuradoria da Mulher da Assembleia na luta pelos direitos das mulheres maranhenses.

“Desejo a deputada Dra. Viviane uma gestão firme e comprometida com o fortalecimento da nossa luta. A Procuradoria da Mulher não é só um espaço institucional fundamental, mas, sobretudo, um instrumento real de defesa dos direitos das mulheres. Parabenizo e agradeço a deputada Daniela pelo excelente trabalho realizado”, afirmou.

A deputada Daniela parabenizou Dra. Vivianne e desejou êxito em sua jornada à frente da Procuradoria da Mulher da Assembleia.

“Passo esse bastão com muito orgulho para uma deputada aguerrida que, com certeza, vai dar continuidade ao trabalho que realizamos. Coloco-me a sua disposição para, juntas, trabalharmos por todas as mulheres maranhenses”, assinalou.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Desative o bloqueador de anúncios.