Tecnologia

Entenda o que está sendo feito para WhatsApp, Facebook e Instagram voltarem

Cesar Schmitzhaus, deu um panorama sobre o que precisaria ser feito para restabelecer os serviços.

Só não se falou mais na queda de Facebook, WhatsApp e Instagram nesta segunda-feira (4) porque o Telegram e o Twitter apresentaram instabilidades. Porém, agora que as redes começaram a voltar, nós passamos a ter uma noção do que aconteceu e do quão difícil ainda está sendo para resolver.

Em entrevista ao Olhar Digital, concedida em um momento em que as redes sociais do conglomerado de Mark Zuckerberg ainda estavam fora do ar, o diretor de Tecnologia e Inovação da Teltec Solutions, Cesar Schmitzhaus, deu um panorama sobre o que precisaria ser feito para restabelecer os serviços.

Como resolver?

Segundo Schmitzhaus, uma falha em um serviço de DNS, por mais simples que seja, caso chegue no estágio que chegou, com o sistema ficando incapacitado de traduzir os nomes de internet, como Facebook.com, para o endereço IP da aplicação, é um sinal de que a instabilidade foi muito séria.

Como o serviço DNS funciona em um esquema colaborativo com outros serviços que pertencem a outros provedores, é necessária uma ação conjunta que envolve basicamente toda a cadeia que forma essa rede, o que pode tornar a resolução do problema demorada e, principalmente, custosa.

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O que causou a queda?

Por ser um problema possivelmente multifatorial em uma rede que é, de certa forma, colaborativa, encontrar a causa-raiz do problema é algo que pode ser complexo. O agente causador pode ser desde um funcionário que “chutou uma tomada”, até um ataque hacker.

Porém, Schmitzhaus defende que o tempo que as redes já estão fora do ar ou funcionando com fortes instabilidades denotam que a empresa precisaria ter mais soluções e estratégias de redundância para a continuidade dos negócios.

Pedido de desculpas

O Facebook ainda não se pronunciou publicamente sobre quais foram as motivações para a queda dos serviços, que ficaram em torno de seis horas totalmente inoperantes. O Diretor de Tecnologia da empresa, Mike Schroepfer, disse apenas que se tratavam de “problemas de rede”.

O executivo pediu desculpas pelo ocorrido em sua conta no Twitter (olha a ironia aí) e informou que as equipes de tecnologia da empresa estavam trabalhando para que os serviços fossem restabelecidos “o mais rápido possível”.

Olhar digital

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