Dos 513 deputados federais, Fábio Macedo e mais cinco são escolhidos para acompanhar Lira à Índia e China
O deputado federal Fábio Macedo (Podemos) está em viagem oficial até 22 de outubro para fora do país. Ele foi escolhido pelo presidente da Câmara, Artur Lira (PP-MA) para integrar a comitiva com destino a Nova Délhi, capital da Índia. O deputado maranhense participa da 9ª cúpula do P20 (Presidentes de Parlamento do G20) o grupo das 20 maiores economias do mundo.
Dos 513 deputados federais, apenas Macedo e outros cinco deputados integram a comitiva oficial: Daniel Almeida (PCdoB-BA); Zeca Dirceu (PT-PR); André Figueiredo (PDT-CE); Elmar Nascimento (União Brasil-BA); e Luís Tibé (Avante-MG).
“Estamos em Nova Dhelli, capital da Índia, em um momento muito importante para o Brasil, onde estou participando da 9ª Cúpula de Presidentes de Parlamentos do G20. Acompanho a comitiva do Presidente da Câmara de Deputados, Artur Lira, que assume a presidência do G20. O evento deste ano tem como principal pauta o desenvolvimento e a transição energética sustentável. Em 2024 o Brasil será sede do evento, se colocando novamente no cenário das discussões importantes para o mundo!”, destacou Fábio sobre a viagem.
Ao chegar em Nova Délhi, capital do país asiático, os deputados foram recebidos pelo deputado Harsh Vardhan, que integra a base do governo indiano.
Em cerimônia marcada para sábado (14), Lira assumirá a presidência do grupo, substituindo o líder da Câmara dos Deputados indiana, Om Birla.
– Seguem para a China
Depois, Fábio Macedo, Lira e os outros cinco deputados seguem para a China, onde se encontrarão com parlamentares e empresários do país.
O grupo tem encontro marcado com o Presidente da Assembleia Popular Nacional da China, Zhao Leji. E também passarão pelas cidades de Xangai e a capital Pequim. Os deputados devem ficar pelo país até dia 22 deste mês, dia que retornam para o Brasil.
Em 2024, o encontro do grupo será no Brasil, ainda sem data ou local confirmados. A cúpula do G20, por sua vez, será em novembro no Rio de Janeiro.