Cidades

Temporais ganham força no MA nesta semana: São Luís e Balsas em alerta, aponta meteorologia

O Maranhão recebeu dois alertas para chuvas intensas, sendo um laranja e outro amarelo.

A situação volta a ser preocupante devido aos temporais entre Maranhão, Piauí, oeste e sul da Bahia. No decorrer desta semana, entre esta segunda (19) e pelo menos até a sexta-feira (23), os acumulados podem superar os 100mm; ficando entre 150 a 250mm nestas regiões, segundo o site ClimaTempo

Por enquanto, alerta voltado novamente para São Luís e Balsas, no Maranhão. A previsão é de muita chuva também outros municípios nordestinos. Ainda de acordo com o site ClimaTempo, o potencial de transtornos aumenta em todas as áreas, devido ao excesso de chuva e ao solo saturado. O risco para enchentes, alagamentos e até mesmo ocorrência de deslizamentos de terra é alto para os próximos dias.

A chuva volta a preocupar o Nordeste do país ao longo desta semana, em decorrência da circulação de ventos nos diferentes níveis da atmosfera e a entrada constante de umidade do mar para o continente, além da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), mais posicionada próximo à costa norte nordestina. 

Alertas de chuvas intensas

O Maranhão recebeu dois alertas para chuvas intensas (laranja e amarelo), que se mantêm até às 10h desta segunda-feira (29). Os avisos foram publicados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Para a área laranja, há previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h). Os municípios com alerta amarelo devem ter chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h). 

Em situação de emergência, acione:

▪️ Defesa Civil Estadual: (98) 98421-0091
▪️ Corpo de Bombeiros:193

Defesa Civil orienta como se proteger durante chuvas

▪️ Áreas de encostas e morros: ao observar deslizamentos de terra, avise imediatamente a Defesa Civil;

▪️ Se a casa estiver em risco de alagamento ou desabamento, chamar imediatamente a Defesa Civil;

▪️ Não estacione próximo a torres de transmissão;

▪️ Evite áreas de inundação;

▪️ Não se abrigue debaixo de árvores. Pode haver quedas e descarga elétrica;

▪️ Procure um local seguro.

Veja também os cuidados dentro de casa durante o período chuvoso:

É preciso tomar algumas precauções para se proteger não somente de raios, mas também de danos nas instalações elétricas. Nesses casos, segundo a Equatorial Maranhão, é recomendado:

• Desconectar da tomada equipamentos eletroeletrônicos sensíveis quando perceber que a chuva se transformou em uma tempestade com raios;
• Evitar o manuseio de equipamentos elétricos que estejam conectados a tomada com o corpo molhado e pés descalços;
• Caso a chuva inunde sua residência ou estabelecimento comercial, com projeção de alcançar a altura das tomadas, desligue o disjuntor imediatamente;
• Não utilizar equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou que estejam em locais inundados, pois há risco de choque elétrico, faz-se necessário realizar a manutenção antes do uso;
• Só instalar, desligar ou remover antenas se o tempo estiver bom. Se sua antena cair sobre ou próximo à rede elétrica, não tentar segurá-la ou recuperá-la.

Em casos de acidentes, para socorrer uma vítima que recebeu uma descarga elétrica é preciso ter cuidado, para que outro acidente não ocorra. Mantenha a calma, acione o Corpo de Bombeiros (193) ou o SAMU (192) e jamais toque na vítima. Já em caso de equipamentos energizados, recomenda-se o desligamento imediato do disjuntor. Quando a fonte de alimentação do choque elétrico se tratar de fios da rede de distribuição de energia, deve-se entrar em contato com a Central de Atendimento da Equatorial Maranhão pelo número 116. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo